Glândula Suprarrenal ou Adrenal
São glândulas localizadas acima dos rins. Sua estrutura é dividida em região medular (central) e cortical (periférica). Produzem muitos hormônios, de forma que essa pequena glândula é extremamente importante para saúde e bem-estar do indivíduo e uma vez que sua função se apresente comprometida, pode causar muito desconforto ao paciente.
Região medular produz as catecolaminas, os hormônios dopamina, noradrenalina e adrenalina, que trabalham no controle do sistema de alerta e condução nervosa. Região cortical se divide em três partes:
-
Zona glomerulosa: sintetiza mineralocorticoides, sendo o mais conhecido a aldosterona, que trabalha na manutenção da pressão arterial e suas disfunções podem causar alteração da mesma.
-
Zona fasciculada e zona reticulada: sintetizam e secretam os hormônios glicocorticoides, sendo o mais conhecido e importante, o cortisol. O cortisol controla o stress, e a distribuição de energia advinda das proteínas, lipídeos e carboidratos. Ainda, esta área, secreta os hormônios sexuais esteroidais, dos quais o principal é a testosterona. Vale lembrar que a testosterona não é unicamente produzida nas adrenais. De forma que, as disfunções da glândula adrenal, podem acompanhar de infertilidade, masculinização, feminilização.
Existem várias doenças que se originam na glândula adrenal como feocromocitoma, síndrome de Addison e hiperplasia adrenal congênita.