Medicina do esporte e suplementação
O sedentarismo é a base de muitas doenças na atualidade. Sabe-se que na atualidade, gasta-se bem menos caloria para realização das atividades diárias do que antigamente e de forma, contraditória, come-se mais e gasta menos. De forma que, para controlar o balanço de ingestão e gasto de energia é necessário o complemento de atividade física diariamente.
No Brasil, mais de 70% da população é sedentária, estatística maior que a incidência de muitas doenças. Ainda, o estilo de vida pode ser fator causal de 50% dos desenvolvimentos ou não de determinadas doenças, e é por isso que o exercício está associada a saúde e bem-estar. Assim o exercício físico é a chave para o combate dessas doenças.
Uma atividade física bem orientada reduz os riscos de lesões e pode trazer benefícios além da saúde, como o bem-estar físico, mental e estético. A pratica de esportes pode chegar a frequências e intensidades tão elevadas a ponto de necessitar da supervisão de um especialista na área da saúde para acompanhar se há lesão de órgãos ou necessidade de suplementação alimentar e vitamínicos. O uso só poderá ser seguro se feito sob supervisão e controle.
A escolha do exercício adequado depende de vários fatores como habilidade para realizar determinados movimentos, ajuste de tempo e local, prazer em realiza-los e prevenção de lesões e proteção de órgãos.