top of page

Blog

SAÚDE E BEM-ESTAR

Assine gratuitamente para receber dicas, atualizações e outros materiais.

Veja também...

Retinopatia diabética, um risco que ninguém quer ver!


Perguntas e respostas

Qual a relação do olho com a doença Diabetes Mellitus?

A Diabetes mellitus (DM), que se caracteriza pela manutenção da glicemia aumentada no sangue, é uma das doenças que mais mata no mundo. Ela pode acometer diferentes órgãos, sendo os principais deles: os rins, as artérias, o coração e os olhos.


Quais os riscos para minha visão quanto tenho diabetes?

Quanto às lesões que a Diabetes mellitus pode acarretar nos olhos, pode-se citar a retinopatia diabética (RD) como a mais frequente. Trata-se de uma complicação que pode levar à cegueira, sendo relevante destacar que o diabético tem 25% a mais de chance de perder completamente a visão, em comparação com a população em geral.


A retinopatia diabética é uma das principais causas de cegueira na população ativa (dos 20 aos 70 anos).


Dentre os pacientes que recebem o diagnóstico de diabetes, 21% já apresentam a referida lesão ocular. Após 20 anos de diabetes, quase todos os pacientes que estão acometidos com o tipo 1 da doença e 60% acometidos com o tipo 2 estarão com algum comprometimento ocular em consequência da mesma.


Quais os sintomas que posso sentir para procurar o oftalmologista?

A maioria dos pacientes com RD não tem queixas e, portanto, a avaliação do oftalmologista deve ser anual, salvo se o paciente for portador do diabetes tipo 1 ou se já estiver em tratamento de doença ocular ou gestante, casos nos quais a frequência ao oftalmologista deve ser maior, de acordo com o critério por ele estabelecido.


Então a RD é cegueira?

Não! Existem vários tipos de lesões oculares causadas pela hiperglicemia, com vários graus de evoluções, sendo certo que, quanto mais cedo for o diagnóstico, melhor será a resposta e o controle quanto ao avanço da doença, podendo assim, existir casos que nunca manifestarão sintomas, como outros que podem evoluir com cegueira.


Portanto, a doença diabetes deve ser acompanhada regularmente tanto pelo endocrinologista, como pelo oftalmologista, dependendo dos casos, outros especialistas podem ser necessários.


Como posso prevenir?

Sabe-se que medidas educativas tem grande impacto na redução da evolução de complicações de doenças crônicas como o diabetes, a hipertensão e a doença pulmonar obstrutiva crônica, sendo, portanto, de grande importância a atuação dos profissionais de saúde na oferta de informações à população, seja através de atividades individuais, como consultas, seja por meio de atividades comunitárias.


Procure seu centro médico para obtenções de informações, não tenha medo ou vergonha de perguntar e nunca saia de uma consulta com dúvidas, pois aquele momento é seu.

A melhor maneira de evitar lesões oculares ainda é o bom controle glicêmico e pressórico.


Existe algo que posso fazer nos meus hábitos de vida para regredir a evolução da RP?

Sim, estudo recente, chamado PREDIMED, observou que o consumo de doses regulares de ômega-3, podem reduzir a evolução da RD nos olhos de pessoas adultas que tem hipertensão e ou até mais de 5 anos de diagnóstico de diabetes.


O consumo de ômega-3 pode se obter através da ingestão de cápsulas de 1000mg/dia ou acrescentar peixes em 2 a 3 refeições semanais.



Dra. Lia Lima




Querendo Saber Mais Sobre Diabetes Baixe o E-book Gratuito Clicando no Link Aqui












Referencias:

Menezes, M.M; Lopes, C.T; Nogueira, L.S. Impacto de intervenções educativas na redução das complicações diabéticas: revisão sistemática. Revista Brasileira de Enfermagem. V.69, N.4. Brasília, Julho, 2016.

HENRIQUES, J; VAZ-PEREIRA, J; NASCIMENTO, S; ROSA, P.C. Acta Medica Portuguesa. V.28, N.1, P.107-113. Janeiro, 2015.

VILAR, L; NAVES, L; FREITAS, M.C et al. Dislipidemias e obesidade: investigação diagnostica das dislipidemias. Arquivos Brasileiros de Endocrinologia & Metabologia. V.44; N.5; P.694-707. São Paulo, outubro 2000.

MILECH, A et al. Epidemiologia e prevenção. Diretrizes da Sociedade Brasileira de Diabetes 2015-2016. P. 129-132, Editora Gen, 2016.

VILA; A.S. LOPEZ; A.D. PEDRET; C.V. Dietary Marine ω-3 Fatty Acids and Incident Sight-Threatening Retinopathy in Middle-Aged and Older Individuals With Type 2 Diabetes. Prospective Investigation From the PREDIMED Trial. JAMA Ophthalmology. Agosto, 2016.


Para mais

informações

Agende uma

Consulta!

Últimas Postagens

  • Instagram ícone social
  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon

Uma atuante no metabolismo funcional e low carb que tem o objetivo de utilizar e agregar a tecnologia como complemento do tratamento de pacientes com distúrbios metabólicos, prestar informações relevantes sobre as doenças metabólicas e propiciar um meio para compartilhamento de experiências no enfrentamento dessas doenças e incentiva-los na busca de qualidade de vida!

Dra Lia Lima

bottom of page