top of page

Blog

SAÚDE E BEM-ESTAR

Assine gratuitamente para receber dicas, atualizações e outros materiais.

Veja também...

Avaliação de Fadiga Adrenal Através da Dilatação da Pupila



O teste da avaliação de fadiga adrenal através da dilatação da pupila é um exame caseiro e sem evidência nenhuma de confirmação diagnóstica dessa doença.

Mas vamos aos fatos:


Fato 1: É que Fadiga adrenal não é considerada doença, pela medicina tradicional, de forma que não há, na teoria, nenhum exame para confirmar esse diagnóstico, seja de laboratório ou mesmo um exame caseiro, concordam?


Fato 2: O diagnóstico de Fadiga Adrenal é clínico e muitas vezes não confirmado com dosagens de cortisol reduzidas. Ou seja, não importa se tem exame que confirma ou não. A clínica é soberana.


Fato 3: Um exame caseiro pode não dizer muito, para a maioria das pessoas. Porém é um exame simples, barato, não invasivo, indolor, que faz sentido e que não custa nada fazer..


É pela soma dos fatos que eu resolvi deixar essa publicação no meu blog e tentar ajudar as pessoas que têm curiosidade sobre esse assunto.

ENTENDENDO A FISIOLOGIA DA IRIS E PUPILA

A íris é um músculo pequeno e redondo, composto de pequenos fios que se contraem e dilatam a pupila em resposta à luz. Resumindo, a Iris é um músculo que controla a dilatação ou contração da pupila.


Como qualquer músculo do seu corpo, se a pessoa esticar até o ponto de exaustão, ele acabará parando de funcionar de forma eficiente por um período de tempo.


Faz sentido pra você?


Então, quando o indivíduo contrai a pupila, existe contração da íris e vice-versa, quando há dilatação da pupila, há relaxamento da íris. Portanto, a dilatação da pupila é a maneira de descansar o músculo Iris.


A RELAÇÃO DOS MÚSCULOS E FADIGA ADRENAL


No caso de quem está com as glândulas adrenais sob exaustão ou fadiga, a produção e secreção dos hormônios dessa glândula ficam em deficiência, concordam?


Entre os mais de 50 hormônios produzidos pela glândula adrenal, há os hormônios relacionados à força muscular como a testosterona. Vale lembrar que vários outros hormônios advindos da adrenal estão relacionados ao funcionamento dos músculos como cortisol e epinefrina.


Concluindo, dessa forma, que pessoas que sofrem de fadiga adrenal estão com os músculos com funcionamento inadequados e insuficientes.


Que tal então investigar o funcionamento dos seus músculos através do estudo do funcionamento do músculo da íris pelo exame de contração da pupila com resposta à luz? Essa é a proposta do exame.


Para as pessoas com fadiga adrenal, a pupila não será capaz de manter sua contração por mais de 2 minutos, por que ela está em exaustão.

É orientado que a pessoas faça este teste mensalmente e registrar seus resultados, de melhora ou piora.

COMO REALIZAR O TESTE?

Materiais:

  • Lanterna fraca ou penlight

  • Cadeira Cronômetro

  • Espelho Sala escura



Instruções:

Sente-se em um quarto escuro em frente ao espelho por cerca de um minuto para permitir que seus olhos se ajustem. Uma vez que você se sentir confortável, acenda a lanterna do lado da sua cabeça em um dos olhos, mas não diretamente nela. Sua lanterna deve ser de cerca de 6 centímetros de distância do seu rosto.

Continue brilhando a luz em seus olhos e olhe no espelho com o outro. Você deve ver sua pupila se contrair imediatamente quando a luz atinge seu olho. Então vai dilatar. Com o cronômetro, calcule quanto tempo dura a contração e registre-a junto com a data.


Avaliação dos Resultados:


Dilatação normal: Íris que mantém sua contração por longos períodos de tempo é bom. Isso indica que você está se recuperando de fadiga adrenal ou não sofre disso.


Pupila que não dilata normalmente: se a pupila não mantiver a contração por um longo período de tempo, isso é uma indicação precoce de fadiga adrenal.


Pulsar das pupilas: Pupilas que ao invés de dilatar completamente, apresentam “pulsação”, o que pode ser um sintoma de fadiga adrenal também.


Pupila que não contrai: No entanto, a maior indicação de fadiga adrenal é se a pupila não contrai nada, em testes repetitivos.


Tem mais assuntos pra você que gostou dessa postagem, e não deixe de ajudar as outras pessoas compartilhando informação relevante.

Saiba mais!


DIETA ANTI CORTISOL

Leia tudo na postagem aqui.


CONCEITOS DE FADIGA ADRENAL - Ela existe?

Leia tudo na postagem aqui.


Espero que tenham gostado,

Fiquem em paz

Beijos

Dra Lia Lima



Para mais

informações

Agende uma

Consulta!

Últimas Postagens

  • Instagram ícone social
  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon

Uma atuante no metabolismo funcional e low carb que tem o objetivo de utilizar e agregar a tecnologia como complemento do tratamento de pacientes com distúrbios metabólicos, prestar informações relevantes sobre as doenças metabólicas e propiciar um meio para compartilhamento de experiências no enfrentamento dessas doenças e incentiva-los na busca de qualidade de vida!

Dra Lia Lima

bottom of page