EXERCÍCIOS: QUAIS AS METAS PARA SER SAUDÁVEL?
Atualmente a orientação que damos, e que obtemos em embasamento cientifico, é que para ser saudável, deverá criar o habito de exercitar-se, no mínimo, 150 minutos por semana, na intensidade moderada.
Qual o exercício mais adequado?
O que você mais gostar ou trouxer prazer nele!!!!!!!!!!!!!!
Como distribuir esse tempo de treino semanal, para um melhor rendimento?
Ainda não sabemos.
Porém um novo estudo, e até robusto, vem tentado responder alguns desses questionamentos acima. Ele selecionou cerca de 63.000 homens acima de 40 anos e dividiu em grupos:
1) que não treinam
2) os que treinam no tempo inferior à meta
3) os que atingem a meta, praticando 3x/semana
4) os que atingem a meta, mas condensam em 2X/semana
5) os que superam a meta.
O que viram? Que comparado aos que não treinam nada, todos os outros grupos reduzem o número de morte, por todas as causas (Doenças cardiovasculares e câncer) em, no mínimo, de 30%. O que é muito significante, pois esse efeito é encontrado apenas, com uso de algumas medicações. Imaginem que potência os exercícios promovem? Isso prova como nosso corpo necessita deles.
Porém, não se observou tanto ganho desse benefício (claro que existe) quando os indivíduos praticavam exercícios por mais tempo que o mínimo estipulado.
Faltam estudos avaliando o tipo de exercício mais adequado para ser saudável e a dica atual é: faça aquele que te traga alegria e prazer.
Para diabetes há estudos defendendo intercalar aeróbico, para quebra de carboidratos, intercalada com musculação, por auxiliar na resposta do músculo com a glicose. Espero que essa postagem tenha sido interessante, um beijo, fiquem com Deus,
Dra. Lia Lima
P. Oja; P. Kelly; PEDISIC, Z. Associations of especific types os sports and exercise with all-cause and cardiovascular-disease mortality: a cohort study of 80,306 Britsh adults. Dr J Sport Med. 2016, Nov.