O SELÊNIO E A TIREOIDE
O selênio é um micronutriente essencial para o organismo humano.
É de difícil dosagem, pois sua quantidade varia de um solo para outro.
A principal fonte de selênio é a castanha-do-pará, mas podemos encontrar em frutos do mar, fígado, rins e outras carnes.
Pode ser ingerido até 500 mg diários, mas sendo tóxico a partir de 2000 mg ao dia.
O selênio é necessário para o crescimento normal, fertilidade e prevenção de uma grande variedade de doenças.
É um nutriente essencial intimamente relacionado às complexas funções enzimáticas e metabólicas.
O selênio está envolvido em inúmeros processos biológicos importantes: mecanismos imunes, anti-oxidante e ação anti-inflamatória.
Sua ação anti-inflamatória parece se dá pela participação da estrutura de uma enzima, a glutationa, esta, por sua vez, protege as células de oxidação.
Ainda, não se sabe ao certo como, mas o Selênio também auxilia no bom funcionamento da tireoide.
Acredita-se que o selênio participa do transporte de iodo para o interior das células tireoidianas, e assim, contribui para a formação dos hormônios tireoidianos.
Na Europa, os médicos têm prescrito selênio para pacientes com predisposição a doenças tireoidianas ou até com a doença estabelecida, inclusive em grávidas. No momento, não sabemos a real influência do selênio nessas células, a dose correta, o risco de intoxicação e o risco de ser placebo (sem efeito).
Esse elemento está distribuído no organismo, sendo encontrado em concentrações elevadas no córtex renal, pâncreas, hipófise e fígado.
No caso de presença de doenças crônicas, como aterosclerose, câncer, artrite, cirrose e enfisema, há fortes indícios de que o selênio atue como elemento protetor, da mesma forma que há indícios que excesso de selênio podem causar hipotireoidismo.
A suplementação de selênio é uma incógnita ainda, e a melhor forma de suplementa-lo ainda é através da alimentação rica em nozes.
Um beijo a todos,
Dra. Lia Lima
Laszlo Hegedüs Steen J. Bonnema Kristian H. Winther Selenium in the Treatment of Thyroid Diseases: An Element in Search of the Relevant Indications? Eur Thyroid J. 2016;5:149-151.
VIARO, R.S. VIARO M.S. FLECK, J. IMPORTÂNCIA BIOQUÍMICA DO SELÊNIO PARA O ORGANISMO HUMANO¹ THE BIOCHEMICAL IMPORTANCE OF SELENIUM TO THE HUMAN ORGANISM. Disciplinarum Scientia. Série: Ciên. Biol. e da Saúde, Santa Maria, v.2, n.1, p.17-21, 2001.