A água de limão funciona para perda de peso?- Com Dra. Lia Lima
Há tempos, celebridades, blogueiras de bem-estar e profissionais de saúde apresentaram os benefícios da água de limão para perda de peso. Eles afirmam que ele melhora seu metabolismo e desencadeia a perda de peso - especialmente se você tomar um copo quente pela manhã.
Mas o que faz a água limão? Um copo de água com um pouco de limão espremido possui propriedades mágicas de emagrecimento? Ou é apenas uma maneira diferente de desfrutar água de forma regular?
O fato é que, a água de limão por conta própria não é uma solução rápida que aumenta magicamente o seu metabolismo ou ajuda a perder peso. Mas torna a água mais palatável, e algumas pesquisas preliminares sugerem que beber água antes de uma refeição pode ajudar com a perda de peso.
O que faz a água do limão?
No estudo publicado na Obesity Society, obesos foram convidados a beber duas xícaras de água pura antes de suas refeições principais todos os dias durante três meses, ou a imaginar a sensação de estar cheio. Aqueles que beberam água antes de suas refeições perderam cerca de 2 quilos mais do que aqueles que não o fizeram. Isso sugere que beber água (com sabor de limão ou não) antes de uma refeição pode ser uma maneira fácil de se sentir mais saciado e, possivelmente, evitar que coma mais do que deveria. A água de limão também é uma escolha muito melhor do que muitas outras bebidas aí fora. E, se usado para substituir misturas açucaradas de café, refrigerantes e bebidas energéticas na sua dieta, a água de limão pode indiretamente ajudá-lo a reduzir calorias e perder peso.
Água de limão ajuda você a ficar hidratado
Os benefícios da hidratação vão além de evitar uma boca seca e dor de cabeça. A desidratação pode afetar seu desempenho físico, sua capacidade de foco e muito mais. Permanecer adequadamente hidratado é importante para manter suas funções corporais funcionando sem problemas. Essas funções incluem regulação da temperatura, lubrificação das articulações, mantendo os olhos e a boca úmidos e ajudando a prevenir a constipação. Para manter as coisas em movimento e seu corpo funcionando no seu melhor, seu objetivo deve ser beber muita água ao longo do dia. Se você começar o seu dia com um copo de água de limão, você também receberá uma pequena dose de vitamina C em primeiro lugar.
O melhor momento para beber água limão
Beber um copo de água de limão logo após você acordar é ideal - ele reidrata você após o sono, e pode ajudar seu corpo em seu processo natural de liberar toxinas. Além disso, a hidratação adequada é necessária para uma boa digestão. É uma ótima maneira de se sentir mais alerta pela manhã. A única desvantagem? Devido à sua alta acidez, o suco de limão pode danificar o esmalte nos dentes. Claro, você não está bebendo suco de limão puro quando você toma uma água de limão, mas a concentração de limão em sua água pode ser maior se você mantiver o limão cortado submerso na água ao invés de simplesmente espremer o suco.
Como fazer água de limão
Não há nenhuma maneira errada de fazer água de limão. Você pode adicionar uma fatia de limão ou um suco de metade de um limão em água morna ou à temperatura ambiente (para tomar um gole fácil), mexa e voilà! A sua bebida lemony está pronta. Não hesite em diluir o suco de limão com mais água se estiver muito azedo.
Que outras bebidas saudáveis e baixas em calorias existem?
Se você está determinado a beber água limão durante todo o dia, mas você se aborrece com o sabor (ou a falta dele), existem outras alternativas fáceis, saudáveis. Chá de hibisco ou chá de menta - você conta com uma boa quantidade de sabor sem adicionar açúcar ou mel à sua bebida. Quando tudo mais falhar, tome um bom copo de H2O com tudo o que faz seu paladar feliz: fatias de laranja, pepino, morangos, melancia, manjericão, limão, jalapeño - as opções são infinitas.
E com certeza, água com limão tem seus benefícios, mas não é o poderoso elixir de perda de peso que o mundo deseja, mas é uma maneira fácil e refrescante de se manter hidratada e obter uma pequena dose de vitamina C.
Referências
http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/oby.21167/abstract