Existe Espaço para Low Carb no Mundo Fitness? Dra Lia e Dr Diego Explicam
Pessoal essa postagem foi realizada com contribuição do nutricionista Diego Lima CRN 44435 leiam com amor.
EXISTE ESPAÇO PARA LOW CARB NO MUNDO FITNESS?
Sim, primeiro que o alimento mais exigido no mundo fitness, ou seja, naquelas pessoas em que há o desejo do ganho da hipertrofia muscular, o nutriente mais necessário, e geralmente insuficiente na dieta, é a proteína.
A dieta Low Carb não se manifesta a favor da redução de quantidades de proteínas, pelo contrário, se faz necessária sua reposição.
O estilo Low Carb solicita a redução de carboidratos, de preferencias na eliminação dos carboidratos refinados, mantendo uma alimentação com pouca oferta desse nutriente, na finalidade em não causar oscilação no hormônio insulina. Dessa forma, a Low Carb consegue prevenir doenças metabólicas e aumento de peso.
Se você que entender mais sobre os conceitos e as diferentes vertentes de Estilo Low Carb, clique aqui.
low carb cycling
No entanto, dias de treino anaeróbicos (musculação, crossfit, funcional) há uma exigência no uso da força dos músculos, fazendo com que o consumo dos carboidratos se dê de forma mais intensa que o habitual, esgotando os estoques de carboidratos (que já são poucos para quem se alimenta com restrição de carboidratos).
Dessa forma, se os músculos usam seus estoques e devem repô-los, pode acontecer do seu corpo evitar a construção muscular, uma vez que os músculos atuais precisam se recuperar. Acabar, que quem pratica exercícios anaeróbicos, é inteligente observar a possibilidade de oferecer mais carboidratos nos dias do uso muscular intenso. A alternativa para esses dias é fazer os ciclos de carboidratos (carb cycling).
O carb cycling funciona nos dia de treinos mais intensos, onde há lesão de fibra muscular, como exercícios anaeróbicos, o indivíduo vai consumir mais carboidratos, de preferencias os carboidratos complexos, com ingesta desses nutrientes próximos ao treino. Sem perder assim, a característica de dieta Low Carb.
jejum intermitente e hipertrofia muscular
O jejum intermitente também é uma estratégia permitida e até interessante para quem pratica o Estilo Low Carb ou seus derivados, mesmo quando o objetivo é ganho de massa magra.
A opção é que o indivíduo realize jejum de 16h, treinando em jejum e fazendo a quebra do jejum após o treino. Ou mesmo fazer o jejum por intervalos maiores quando não for dia de treino muscular.
Os benefícios do jejum vão além da perda de peso e podem, inclusive, aumentar a produção de hormônios anabolizantes de forma natural.
O maior perigo é fazer jejum sem alternar ou programar o dia, fazendo com que a oferta nutricional seja muito pequena. Não haverá forma de construção de músculos se ele não recebe os nutrientes necessários.
Por isso que o acompanhamento profissional e um planejamento é a escolha mais inteligente para quem deseja ter saúde.
Fiquem em bem e em paz,
Beijos
Dra. Lia Lima
Se você curtiu esse artigo, não deixa de compartilhar com seus amigos.
Eu espero que você tenha gostado dessa postagem. Comente e não deixe de compartilhar.