Diabetes: VOCÊ SABIA?
Você sabia que há aproximadamente 7 bilhões de pessoas no mundo, das quais 387 milhões são diabéticos? Isso significa que, em torno de 5% da população mundial é diagnosticada com diabetes, sem computar as inúmeras pessoas que, por não apresentarem sintomas, não buscam o atendimento médico, nem fazem exames rotineiros de prevenção. Com isso, pode-se concluir que este percentual é ainda maior.
Não se pode perder de vista que a Diabetes Mellitus é uma doença epidêmica, em que os números de casos diagnosticados superam a estimativa, e só aumentam em todo o mundo. Entretanto, vale registrar que há uma maior prevalência da incidência da diabetes na comunidade de adultos jovens que vivem em países industrializados e que apresentam rotina de consumo de alimentos hipercalóricos e sedentarismo, fatores que contribuem para o desenvolvimento da doença em pessoas
pré-dispostas, que poderiam tê-la evitado, ou pelo menos atrasado, a instalação da diabetes tipo 2.
A frequência de casos de diabetes tipo 1 está aumentando em crianças menores de cinco anos. Estima se ainda que, em 2035 haverá cerca de 471 milhões de diabéticos no mundo.
Eu me pergunto se nosso mundo está alerta para esta situação, se está havendo investimento em programas de educação populacional, incentivo a prevenção através de mudanças de hábitos nos locais de maior habitação populacional (como escolas, asilos, shopping, igrejas), estímulo à realização de exames de rotina, se o tabagismo está sendo efetivamente combatido, e, ainda, se estão sendo formandos profissionais realmente capacitados para o tratamento completo da doença, aptos a realizar desde o atendimento primário até o especializado, para casos mais complexos.
A diabetes é uma doença cujo tratamento é dispendioso e que exige investimento para o resto da vida, sem citar os desconfortos que traz ao paciente, tais como, graves complicações renais, oftálmicas, vasculares e neurais. É uma doença que afeta os hábitos e a saúde mental do paciente e de todos que convivem com ele.
E atenção: se você quiser saber tudo e mais um pouco sobre esse assunto tão importante, que é a diabetes, baixe gratuitamente meu e-book sobre o assunto, clicando no link a seguir aqui.
Por hoje é isso, espero que gostem!
Muito Obrigada, Mil Beijos e Fiquem em Paz
Dra. Lia Lima
Espero que tenham gostado dessa postagem, e não deixem de compartilhar com seus amigos e comentar!
Autor: Dra. Lia Lima
Referencias:SOUZA; M.S. SCHAAN; B.D. Prevalência de Diabetes Melito no Brasil: Revisão Sistemática comMeta-análise. Resumo publicado em evento. V. 27, P.19-23, Porto- Alegre, outubro, 2015.MILECH; A et al. Epidemiologia e prevenção. Diretrizes da Sociedade Brasileira de Diabetes 2015-2016. P. 3-6, Editora Gen, 2016.
Comments