Acerto de Contas entre Seu Peso e o Seu Celular- Com Dra. Lia Lima
Acerto de Contas entre Seu Peso e o Seu Celular
Cada vez mais estamos dependentes dos celulares. Será que isso é algo benéfico?
De um modo geral, esses aparelhos apresentam tantas atividades que muitas vezes nem lembramos qual era o principal motivo de portar um telefone móvel, que seria a telefonia.
Os celulares são os principais motivos da extinção das linhas de telefones fixos, da menor busca de informações através de jornais, revistas e televisão e do amontoamento de aparelhos eletrônicos como: câmeras fotográficas, tablets, máquinas de calcular, despertadores, relógios de braço, entre outros. Cada vez mais os celulares reduzem o uso de antigos aparelhos e dominam nossa dependência.
Quem de vocês não se sentem sem roupa quando estão sem celular? Esse fato pode ser benéfico a você ou não, depende do ponto de vista.
Os celulares agora apontam como aparelhos que ganham mais um adereço, pois através de aplicativos e programas inteligentes eles podem mudar hábitos, através incentivo de um estilo de vida saudável.
Um novo aplicativo para smartphone, chamado SlipBuddy, promete ajudar usuários a evitar a superalimentação através da monitorização dos padrões de alimentação, fornecendo intervenções e ajudando a mudar o comportamento. Até então, há registro de cerca de 29 mil aplicativos relacionados ao controle de peso, no entanto nenhum deles foi planejado com intervenções de hábitos, e sim em contagem de calorias, contagem nutricional, monitorização de peso e atividades física. Essa estatística foi fornecida pela revista International Journal of Obesity, em 2017.
O SlipBuddy usa aprendizado de máquina para descobrir padrões de comportamentos alimentares inadequados, além de monitorar o estresse, a alimentação. Inclui ainda um sistema de incentivo a inserir novos estímulos que desencadeiam comportamentos saudáveis.
O aplicativo ainda está em fase de pesquisa, mas promete estar pronto para lançamento já em 2019. Os resultados iniciais do estudo mostram que de 16 adultos em sobrepeso, ou seja, que não tinham obrigação de perder peso, nove deles perderam peso em um mês, apenas obedecendo os comandos do aplicativo. Três não tiveram mudança e quatro deles ganharam peso.
O nome do aplicativo na tradução “ao pé da letra” significa: Amigo escorregadio. Na verdade, a intenção é ressaltar que o individuo participante do programa tem um "amigo", no caso o aplicativo, que vai ajuda-lo ao não “escorregar” nos hábitos ruins. Interessante...
Se você é daqueles que gosta de nutrir informações em aplicativos de smartphones, que gosta de tecnologia e que está acima do peso, essa pode ser mais uma estratégia para te ajudar a adquirir bons hábitos e combater o excesso de peso.
In Press: https://www.wpi.edu/news/put-cookie-down-wpi-and-uconn-researchers-create-app-predict-and-intervene-users-overeating
Por hoje é isso!
Muito Obrigada, Mil Beijos e Fiquem em Paz
Dra. Lia Lima
E se você gostou dessa postagem, não deixa de compartilhar nas redes sociais com seus amigos!