Catabolismo X Anabolismo.
Esse post é uma simples informação de conceitos.
Tanta gente falando essas palavras no vocabulário diário.
Mas será que você entende?
O catabolismo x anabolismo
Uma das formas de obter energia se dá através da ingesta calórica, mas quando isso não ocorre, se a ingesta for menor que a necessidade, o corpo reage com uma serie de reações intracelulares de quebra (lise) a fim de ofertar energia, chamada de catabolismo.
O catabolismo cursa com a quebra dos estoques de energia, primeiramente em forma de tecido gorduroso, hepático e nas reservas energéticas dos músculos, e em seguida, se necessário for, na quebra das próprias estruturas. Por isso que falamos que existem doenças ou situações catabólicas, ou consuptivas, pois consomem toda a reserva energética do indivíduo: São elas: desnutrição, câncer progressivo, doenças infecciosas agudas ou crônicas e graves, febres.
O raciocínio do anabolismo é exatamente o contrário, e a obesidade parece apresentar um descontrole, a fim de sempre caminhar para o anabolismo, com numa predileção de criar tecidos de estoque de energia, em forma de gordura e não na hipertrofia, outra forma de anabolismo que cursa com formação e aumento de músculos.
Resumindo, o catabolismo destrói e o anabolismo constrói. O metabolismo quando elevado e bem nutrido é uma boa condição para construção muscular, porem situações como hipertireoidismo, câncer, doenças infecciosas agudas, também apresentam alto metabolismo e não ocorre anabolismo, ocorre o contrário, o catabolismo.