É possível construir músculos sem comer? Fiquem atentos, o jejum entra nessa história!
Mais uma vez um assunto paradoxo:
Existe a possibilidade de ganhar massa magra (músculo) sem comer?
Sim, mais uma vez a prática de novos hábitos vem quebrando a ciência.
Sempre fomos orientados a se alimentar, que pessoas que não comiam o suficiente, não teriam nutrientes para construir músculos.
E agora, com a prática do jejum intermitente, o que vemos? Pessoas definidas. Ou seja, simples assim, fazendo o jejum, as pessoas estão definindo mais o corpo.
INFORMAÇÕES CONTRA:
1- Preciso dizer que a prática do jejum intermitente ainda não é aceito paras sociedades médicas e nutricionais.
2- Preciso dizer que existem uma soma de tipo de jejuns.
3- Preciso dizer que os estudos que registram esses efeitos bons da prática do jejum ainda são com uma pequena quantidade de pacientes.
4- Somando a falta de estratégia única e a quantidade pequena de avaliados e registos em estudos de relevância, as entidades de nutrição e endocrinologia ainda não aceitaram tal pratica como algo seguro, e como medica, que escreve e influencia leitores, devo deixá-los ciente de tal condição.
É muito importante vocês leitores entenderem as duas faces da moeda: o que estão praticando, como, porque, para que, quando, e se é seguro, quem pode, efeitos colaterais, indicações, contra-indicações, promessas, modas e mitos...
Quando o assunto é dieta a primeira coisa que vem na nossa memória é:
Lá vem mais uma dieta prometedora de perda de peso onde a pessoa perde e ganha peso em seguida.
Realmente restringir alimentos para comer determinada quantidade e pequena é um tiro certeiro para muitas pessoas que estão acima do peso, já que a grande maioria da população, que está acima do peso, tem hábitos de comer em demasiada quantidade.
É por isso que as dietas do chá, da sopa, da noiva e das letras dão certo.
O diferencial do jejum intermitente é que ele se denomina uma prática e não uma dieta, que envolve liberação de hormônios anabólicos (que constroem músculos) e permite a desintoxicação.
Como seria isso?
O jejum significa ficar sem comer, simples dessa forma. Jejum intermitente significa que essa pratica será programada e eventuais, não deve ser todos os dias. Essa pratica libera de uma a duas vezes na semana. Iniciou-se na Inglaterra desde 2013 e somente agora no Brasil está pegando.
Existem variadas formas de jejuar, indicadas por autores diferentes. Existe o jejum de 12h, 16h, 24h, 36h ou comer apenas quando tiver fome e fazer o jejum na duração que aguentar.
Como hipertrofiar com ela? Bom, o jejum intermitente (programado) exige-se que beba bastante água e pratique os exercícios durante o jejum. Acredita-se que na época “das cavernas”, o homem buscava alimento em jejum, e mesmo sem alimento (o pré-treino) ele vencia luta com animais ferozes. Isso se dá porque existem hormônios que alerta, que em jejum conseguimos liberar esses hormônios com maior eficácia e por isso que o homem, mesmo em jejum, favorecia-se na luta com outros animais, deixando o indivíduo mais definido, mais forte e mais disposto mesmo sem comer.
A teoria tem sentido, e as pessoas que praticam tem apresentado mais vigor, mais força e mais desenvolvimento e definição muscular. Impressionante. Existem relatos de pessoas que correm 15km em jejum.
O que vai contra toda o nossos hábitos e conhecimentos sobre o assunto.
Portanto, você poderia sim, definir e ganhar músculos fazendo a prática do jejum intermitente.
Para saber se você poderia iniciar esse habito, somente com indicação de profissional, pois existem contra indicações, riscos e necessidade de acompanhamento, vigilância, orientações e supervisão.
É isso pessoal,
um beijo a todos;
Dra. Lia Lima
E se você gostou dessa postagem, não deixa de compartilhar nas redes sociais com seus amigos!
Headland, M; Clifton, P.M; Carter S; Keogh, J. B. Weight-Loss Outcomes: A Systematic Review and Meta-Analysis of Intermittent Energy Restriction Trials Lasting a Minimum of 6 Months. Nutrients. 2016, 8(6), 354.