As 10 Top Dúvidas Sobre o Colágeno- Com Dra. Lia Lima- Com Dra. Lia Lima
1) Consumir colágeno vai me engordar?
Acredite ou não, isso é uma pergunta bem comum. Não, o colágeno não engorda.
Sim, se consumido de forma inadequada, ele pode engordar. Vamos entender..
O colágeno é uma proteína que consumimos na alimentação.
As carnes animais são as principais fontes dessa substancia.
Se você faz uma alimentação balanceada, certamente não irá engordar com as calorias que o colágeno trás. Sim, ele, como todo alimento, possui calorias e seu consumo em adição a uma alimentação desregulada pode te fazer engordar, por outro lado, em associação com uma alimentação correta, pode te ajudar, inclusive, a emagrecer.
2) Vou tomar colágeno, a flacidez vai embora?
Não, ele reduz a flacidez pré-existente (e demora um pouco para notar esse efeito) e ajuda a não piorar.
3) Minhas estrias vão desaparecer com uso de colágeno?
Infelizmente não. O ideal para o desaparecimento de estrias é o tratamento dermatológico associado a reposição da proteína, para ajudar na prevenção do aparecimento delas no futuro.
4) O colágeno faz o cabelo e as unhas crescerem mais rápido?
Sim e não. Se você já tem unhas e cabelos saudáveis e deseja que elas cresçam mais rápido, talvez a razão para isso não seja a deficiência de colágeno e o seu consumo pode ir para o lixo. Mas se você notou mudança na qualidade do fio do seu cabelo, na saúde capilar ou de suas unhas, a reposição de colágeno parece ser uma estratégia inteligente se aliado a uma boa alimentação e pratica de exercícios físicos.
5) Qual a relação do consumo de álcool com o colágeno?
Se você consome colágeno a fim de combater o envelhecimento, flacidez e marcas de expressão na pele, certamente o álcool não é um bom aliado ao colágeno. O consumo de bebidas alcoólicas desidrata a pele, causando desvantagens para percepção dos efeitos do colágeno.
6) Gelatina é colágeno puro?
Não. A gelatina tem colágeno mas em quantidade bem menor do que o recomendado. Além disso, é rico em corante, aromatizante, conservante e adoçante. Se seu objetivo em consumir gelatina é obter colágeno, opte por uma suplementação farmacêutica.
7) Qual a melhor forma de tomar o colágeno?
A melhor maneira é consumi-lo pela manhã adicionado a água.
8) Qual o melhor tipo de colágeno a repor?
Depende.
O colágeno tipo 1 é prescrito na finalidade de oferecer o aporte necessário da sua falta, pois é o mais prevalente no corpo. Está associado ao tratamento estético e é vendido na forma hidrolisada. O colágeno tipo 2 é o tipo mais importante da cartilagem, portanto, quando se fala de doenças de articulação, o ideal é ficar de olho nesse tipo de colágeno. Há quem prescreva a mistura dos dois principais colágenos.
9) Qual a dose que devo repor?
A literatura fala que o ideal seria repor 10mg ao dia.
10) Como repor colágeno através da alimentação?
Sabendo que o colágeno é uma proteína presente nas estruturas ósseas, músculos e pele. O consumo de carnes animais (músculos) certamente estarão cheios de colágenos. A gelatina é fonte de colágeno, como descrito previamente. Não esqueça que para fabricação natural de colágeno é importante estar com os estoques de vitamina C normais, portanto, alimente-se também de comidas ricas nesse nutriente.
GERMANO, Maria da Conceição Matos et al. COLÁGENO E OS BENEFÍCIOS PARA PELE. Mostra Científica da Farmácia, v. 3, n. 1, 2017.
CAIERÃO, Quélen Milani; TEODORI, Rosana M.; MINAMOTO, Viviane Balisardo. A influência da imobilização sobre o tecido conjuntivo muscular: uma revisão. Fisioterapia em Movimento, v. 20, n. 3, 2017.
E se você gostou dessa postagem, não deixa de compartilhar nas redes sociais com seus amigos!